Águas da Transposição do São Francisco começam a chegar ao Açude Castanhão
Liberadas através do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), no último dia 16 de fevereiro, as águas da Transposição do Rio São Francisco (PISF) começaram a chegar ao Açude Castanhão. A medida, estratégica diante do cenário de chuvas abaixo da média no estado do Ceará, foi solicitada pelo governador Elmano de Freitas ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).
A partir do acionamento da comporta do CAC, no município de Missão Velha, as águas percorreram um total de 300km até o açude Castanhão passando pelo Riacho Seco, Rio Salgado e Rio Jaguaribe.
O secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, explica que a ação beneficia cerca de 4,5 milhões de cearenses. “A transferência de água, que ocorreu dentro do tempo previsto por conta do solo úmido e a presença de água corrente no percurso até o Castanhão, representa um aumento significativo na garantia hídrica humana da Região Metropolitana de Fortaleza, além da melhora na oferta de água para a atividade produtiva rural do Vale do Jaguaribe, ação importante diante do cenário de El Niño”.
O Sistema de Recursos Hídricos trabalha agora com o gerenciamento dessa água, seguindo o acordado nas reunião de alocação participativa de água e de acordo com a necessidade de cada região.
Fonte: Governo do Ceará
Comentários
Postar um comentário
Cometários publicados no site é de responsabilidade de quem comenta e não significa que seja o pensamento do site.
Material produzido pelo site é liberado para reprodução, desde que seja mantida a ética de citar a fonte.